Bases
Disciplina: Bases Biológicas E Bioquímicas das Estruturas Dentárias
Aluna: Letícia de Godois R.A:13023282
RELATÓRIO: CROMATINA E CROMOSSOMO
Maringá,10 de maio de 2013.
Título: Cromatina e Cromossomo
Objetivos: Reconhecer a estrutura de cromatina e cromossomos em microscopia óptica. Relacionar a fase do ciclo em que cada estrutura é encontrada. Identificar a estrutura de cromossomo.
Introdução: As duas estruturas são compostas pelo mesmo material,o DNA,que é uma sequência dupla de nucleotídeos. A cromatina é um filamento de DNA muito longo e fino,que se localiza no núcleo da célula em intérfase. Na célula humana,contam-se 46 desses filamentos. Quando a célula inicia seu processo de divisão,esses filamentos se espiralizam e se condensam,transformando-se nos cromossomos. Ou seja,eles são quase a mesma coisa. O cromossomo é a cromatina enroladinha,pronto para ser duplicado na fase S da intérfase para a divisão celular.
Materiais: Microscópio e Lâminas Permanentes.
Procedimentos: Análise de lâminas permanentes:
a) Lâmina de raiz de cebola.
b) Lâmina de metáfase de ratos.
Resultados:
A1) Célula Vegetal em intérfase:
A2) Célula em metáfase:
B) Célula em metáfase de rato manipulado com taxol ou conchicina:
Conclusão: Os cromossomos em prófase ainda não estão condensados, já na metáfase é a única etapa em que os cromossomos estão condensados, no grau máximo de organização. Na anáfase eu vejo o cromossomo quebrado e na telófase,o material genético esta deixando de ser cromossomo. Quando a célula é tratada com colchicina ou taxol irá impedir a formação das fibras fazendo com que o cromossomo se espalhe pelo citoplasma,fazendo com que não haja o término da divisão celular.
Bibliografia: