Bases e molhos
Nome Científico: Ocimum basilicum
Origem: Índia
Aonde usar o manjericão:pratos à base de tomate, sopas, massas, saladas, refogados de carne, não combina com vinagre e sim com azeite.
Sálvia
Nome científico: Salvia divinorum
Origem: México
A sálvia é usada nas carnes de porco, carneiro, vitela, muito usada em recheios para aves, peixes, gamos e outras carnes. Também pode ser aplicada em sopas, cremes.
Segurelha
Nome científico: Satureja montana L.
Origem: Mediterrânea
A segurelha seca é utilizada nos pratos de carnes, aves, com vegetais cozidos, ovos recheados ou mexidos, sopa de lentilha, vagem ou legumes, bolo de carne moída, recheio para aves e peixes gordurosos, carne de porco e, povilhado, para saladas. Entra na composição de patês e queijos. Seu óleo é usado como aromatizante de alguns licores.
Pimenta preta (em grãos)
Nome científico: Piper nigrum
Origem: india
De sabor mais apurado a pimenta preta é utilizada como auxiliar indispensável num grande número de pratos como molhos, carnes estufadas, sopas, peixes, aves, mariscos etc.
Alho
Nome científico: Allium sativum L
Origem: Oriente e da Europa meridional
O uso do Alho socado e refogado dá vida à maioria dos pratos, as sopas modestas que o digam. Fatiado e cozido, na água, no azeite ou no vinho, acompanha altos pratos de carnes, frango, peixe, vegetais, cogumelos. Uma vinha-d’alhos é fundamental para purgar carnes mais pesadas antes de assar ou cozinhar.
Louro em pó
Nome Científico: Lauros nobilis L.
Origem: Mediterraneo
O uso do louro no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas. amassando as folhas seu óleo essencial é liberado lentamente, tornando perfeito a cozimentos longos. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. Indispensável na vinha d'alhos e no tempero de carnes.
Açafrão
Nome científico: Crocus sativus
Origem: Oriente
Utilizado no preparo de arroz, risotos, massas,