Bases tecnicas
A eliminação ou a redução da exposição aos fatores de risco e a melhoria dos ambientes de trabalho para promoção e proteção da saúde dos trabalhadores representa um imperativo ético, por vêzes respaldado pelos instrumentos legais e viabilizado pela tecnologia disponível.
As medidas de eliminação e controle de risco aplicáveis aos processos e ambientes de trabalho são sempre mais eficientes e abrangem, em geral, o coletivo de trabalhadores da empresa ou estabelecimento. Redesenho da tarefa ou do trabalho, mudanças na organização do trabalho e práticas alternativas de trabalho: em geral combinam medidas de engenharia com medidas administrativas, buscando a proteção da saúde dos trabalhadores. Nesse grupo estão:
Educação e informação do trabalhador: a educação e informação sobre os riscos ocupacionais presentes nos processos e ambientes de trabalho são medidas fundamentais. O direito do trabalhador à informação correta a respeito dos riscos para a saúde decorrentes ou presentes no trabalho é inalienável, bem como sobre as medidas que visam a redução desses riscos. Muitas dessas medidas implicam em mudanças de comportamento, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, chefes e encarregados, as vezes, culturalmente arraigados. Devem ser escolhidos equipamentos adequados às situações reais de trabalho e às especificações e diferenças individuais dos trabalhadores. * Rastreamento, monitoramento e vigilância: o monitoramento ou vigilância da saúde visando a detecção precoce de alterações ou agravos decorrentes da exposição a fatores de risco presentes no trabalho são instrumentos importantes para a identificação da necessidade de medidas de controle ainda não detectadas ou de falhas nas medidas já adotadas. A cadeia de transmissão do risco deve