bases socialismo
A desigualdade social pode ser vista à todo momento em nossos dias. No século XX tiveram vários movimentos em busca de igualdade mais isso ainda está muito longe da realidade humana.
Podemos dizer que o meio onde cada indivíduo vive determina a sua posição social, formando assim camadas hierarquizadas.
A igualdade social está longe de ser alcançada , pois a sociedade é composta por indivíduos diferentes em todos os aspectos.
Há uma busca à desigualdade através das atitudes políticas e econômicas e acesso aos serviços públicos em geral.
A globalização e os avanços tecnológicos têm um alto índice de desemprego e com isso fica cada vez mais longe da igualdade social.
Karl Max e Max Weber foram os que trataram do problema da estratificação social.Vários fatores levam à estratificação social: a competição , o conflito,a divisão de trabalho e a especialização.
O primeiro que utilizou o conceito de classes sociais e descreveu três dimensões da sociedade: a economia, a social e a política foi Max. Para Max Weber , as classes sociais estão relacionadas com o mercado e com as possibilidades de acesso que os grupos possuem na sociedade.
Weber chama de sociedade estamental quando a estrutura social orienta-se pelos estamentos.
O sistema de castas indiano baseia-se em uma classificação que vai de puro ao impuro , que está constantemente em oposição.
Através das reformas sociais foram rompidas muitas regras de relacionamento entre as castas. Até hoje a forte diferenciação social , a distribuição de renda é feita de forma diferente , sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos.
Desigualdade social no mundo e no Brasil
No final do século XX, umas das maiores preocupações da humanidade foi a acentuada desigualdade existente em várias regiões do planeta. A desigualdade social parece estar aumentando com o aceleramento da globalização e da revolução científico - tecnológico. A desigualdade