Bases Neurais
EMOÇÃO
DEFINIÇÃO DE EMOÇÃO
Do latim emotio, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou penosa, que surge na seqüência de uma certa comoção somática.
Emoção é uma experiência subjetiva que não podemos inferir diretamente, até mesmo porque cada pessoa possui sua própria experiência da mesma.Ela é acompanhada de manifestações fisiológicas e respostas comportamentais. Assim como grande parte dos fenômenos psicológicos, podemos inferi-los apenas pelos efeitos que ela suscita. ( Efeitos fisiológicos e comportamentais).
Por outro lado, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, a emoção desperta, em certa medida, um sentimento de agitação no individuo, expectante perante aquilo em que participa ou determinada circunstância.
As emoções promovem comportamentos adaptativos como :
Sobrevivência do indivíduo
Reprodução da espécie
Comunicação social
Imagine o quão frágeis seriamos sem sentir emoções ?
TIPOS DE EMOÇÕES
- Emoções
primárias ou universais – são consideradas as emoções mais antigas inscritas nas estruturas neurobiológicas do homem, são responsáveis pela sua sobrevivência enquanto indivíduo biológico, elas surgem na infância com o intuito de reagir rapidamente a diferentes estímulos – alegria, tristeza, medo, surpresa,...
- Emoções secundárias ou sociais – são emoções relacionadas com a vida do homem enquanto ser social, são aprendidas em sociedade e relativamente mais recentes, quando comparadas com as primárias, constituem-se por cima das primárias, experimentando-se mais tarde. Implicam uma avaliação cognitiva das situações e o recurso a aprendizagens feitas (córtex pré-frontal) - vergonha, ciúme, culpa, orgulho,...
- Emoções de fundo – bem ou mal-estar, calma ou tensão,...
Emoções:
- Tem
origem numa causa, num objeto;
- São reações corporais específicas, observáveis;
- São publicas e voltadas para o exterior;
- São automáticas e inconscientes;
-