Bases fisiológicas do aquecimento e do alongamento.
Antes de entendermos as bases fisiológicas do alongamento e do aquecimento, precisamos conhecer algumas estruturas que nos ajudarão a entender como funcionam esses sistemas.
Os microfilamentos são formados por várias moléculas de uma proteína globular denominada actina. Juntamente com outra proteína, denominada miosina, os microfilamentos compõem as principais estruturas do mecanismo contrátil da célula: são eles os responsáveis pela contração e distensão das células musculares. Fuso muscular é um receptor sensorial proprioceptivo em forma de fuso composta por feixes de fibras musculares modificadas contidas dentro de uma cápsula fibrosa. Estão dispostos paralelamente às fibras musculares extrafusais (do músculo em que está inserido) e respondem às variações no comprimento (estiramento ou contração) das fibras musculares.
Débito cardíaco ou Gasto cardíaco é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto. É igual à frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Portanto, se o coração está batendo 70 vezes por minuto e a cada batimento 70 mililitros de sangue são ejetados, o débito cardíaco é de 4.900 ml/minuto. Este valor é típico para um adulto médio em repouso, embora o débito cardíaco possa atingir 30 litros/minuto durante exercícios extremos.
O órgão tendinoso de Golgi ou corpúsculo tendinoso de Golgi é um receptor sensorial proprioceptivo que está localizado nas inserções das fibras musculares com os tendões dos músculos esqueléticos .Este mecanorreceptor está disposto em série com o músculo (foto ao lado). A contração muscular é o estímulo que mais gera ativação elétrica desta estrutura. O órgão tendinoso de Golgi não deve ser confundido com o complexo de Golgi, que é uma organela da célula eucariótica.
As contrações musculares podem ser: Concêntricas, movimento em que o musculo solicitado está se encurtando. Excêntricas, movimento onde o músculo solicitado está