Bases Fisiologicas Do Moviment Humano 2
Atividade Portfólio
NOME DO CURSO: Educação Física Bacharelado
NOME DA DISCIPLINA: Bases Fisiológicas do Movimento Humano
NOME DO PROFESSOR: Ricardo Soares de Santana
Rio Claro
2015
1) Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por quê?
Em exercício máximo pode chegar atingir próximo de 180 litros por minuto. Com frequência respiratória em torno de 50 incursões por minuto em um volume corrente de 3,6 litros. Há um aumento de 30 vezes em relação ao repouso que é de 6 litros.
2) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?
Sistólica: é a maior pressão alcançada no interior d artéria aorta, logo após a sístole ventricular. Que em repouso fica em torno de 120 mm hg.
Diastólica: é a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso é em torno de 80 mm hg.
3) Qual o comportamento das pressões arteriais sistólica e diastólica durante o exercí¬cio?
No exercício quanto o tempo maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole, porém, com a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício, o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.
4) O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?
É o percentual relativo a quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole, em repouso em torno de 58%, em exercício alta intensidade chega a 75%. Porque a cada aumento de intensidade é necessário um maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes para as células musculares utilizadas.
5) Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados e treinados?
Em indivíduos treinados a FC no repouso é menor do que em indivíduos destreinados, por que em indivíduos treinados o volume sistólico