Bases filosoficas aplicadas a ed. fisica
Discente: Elias Camilo da Silva
1º O que é o príncipio incondicionado situado no vértice da escala do mundo as idéias?
R: Sobre o principio incondicional Platão afirma tratar-se da Idéia do Bem.
2º Como Platão supera o devir heraclitiano?
R: Com a distinção entre dois planos do ser, o sensível e o inteligível.
3º Como podem existir os seres múltiplos e como pode existir o não-ser segundo Platão?
R: O um ( ou a unidade ) não pode ser pensado de modo absoluto, ou seja de maneira a excluir toda a multiplicidade: o um não existe sem os muitos como os muitos não existem sem o um.
Parmênides tem razão quando afirma não existir o não-ser entendido como negação absoluta do ser, existe o não-ser como “diversidade” ou “alteridade”,coisa que os eleatas,entretanto não compreenderam. Toda idéia para ser idéia que efetivamente é, deve ser diferente de todas as outras, ou seja deve “não ser” todas as outras. Assim toda idéia possui certa dose de ser, mas, ao mesmo tempo um não-ser infinito no sentido de que, exatamente por ser a Ideia que é, deve não ser todas as outras.
4º Como compreender que as Ideias sai geradas “antes e depois” se a Ideia é ela mesma sem anterioridade e posterioridade?
R: Através da metáfora que é destinada a ilustrar uma análise de estrutura ontológica.
5º Como Platão concebe a hierarquia do mundo das Ideias?
R: Platão concebe o mundo das Ideias como um sistema hierarquicamente organizado e ordenado.
6º Qual era o quadro de valores da sociedade ateniense antes de Sócrates e como esse quadro de valores ficou a partir do ensinamento socrático?
R: Antes de Sócrates os verdadeiros valores eram visto de forma exterior, como a riqueza, o poder, a fama, e tampouco os ligados ao corpo, como a vida, o vigor, a saúde física e beleza.
Após os ensinamentos de Sócrates passam a ver os valores como forma interior, mais precisamente a alma é o eu consciente, ou seja a consciência e personalidade intelectual e