Bases do comportamento individual nas organiza es
Administrar como processo significa:
Planejamento
Organização
Direção
Coordenação e Delegação
Controle
DIREÇÃO:
A direção constitui a terceira função administrativa.
Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa.
A direção está relacionada com a ação, como colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas: está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.
Se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização.
É a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.
Dirigir também é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir:
Global ➨ abrange toda a organização.
Departamental ➨ abrange cada unidade da empresa.
Operacional ➨ abrange as pessoas e suas tarefas.
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À DIREÇÃO:
1- Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas
2- Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade
3- Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo.
4- Principio da coordenação ou das relações funcionais: É uma ação globalizada e convergente, que harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio do objetivo comum. Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento