Bases da segurança
Carlos Alberto da Costa Gomes
Isabel Adelaide Moura
Resumo
O artigo realiza uma análise das principais condicionantes para elaboração de políticas públicas de enfrentamento à criminalidade na atualidade e de seus prognósticos no futuro. A tese é a identificação de bases gerais para o planejamento da segurança pública no futuro emergente. A metodologia empregada é uma aproximação da construção da base do método de cenários, com ênfase na identificação das variáveis chaves. O trabalho divide-se em três partes: condicionantes gerais; condicionantes específicas e as conclusões. Destaca-se a necessidade de repensar os limites territoriais da segurança pública.
Palavras chaves: Bases; segurança pública; futuro emergente.
Abstract
The article provides an analysis of key constraints to development of public policies to confront crime today and his predictions for the future. The thesis is the identification of general basis for the planning of public safety in the future emerging. The methodology used is an approximation of the construction of the base scenario method, with emphasis on identifying the key variables. The work is divided into three parts: general conditions, specific conditions and findings. The study highlights the need to rethink the boundaries of public safety.
Keywords: Bases; public safety; emerging future.
INTRODUÇÃO.
Alguns fatos indicam o início de um ciclo de transformações na atual ordem política econômica e social do planeta. O reconhecimento das economias emergentes da China, Índia, Rússia e Brasil (os Brics), as constantes crises econômicas dos países mais desenvolvidos e seus desdobramentos, mudanças no perfil populacional mundial e brasileiro, com forte redução da taxa de natalidade, aumento do número de idosos, as questões ambiental e climática, o consumismo, as substâncias psicoativas e a criminalidade geram inúmeros desafios para a humanidade. A este conjunto que condiciona qualquer