Bases biológicas - RESPIRAÇÃO CELULAR - matéria do 1º ano de ed. fís.
A respiração celular é dividida em 3 etapas:
-Glicólise.
-Ciclo do ácido cítrico.
-Cadeia respiratória.
Glicólise: Nada mais é que a quebra da molécula de glicóse ainda no citosol da célula, gastando 2 ATPs e formando duas moléculas de piruvato mais 4 ATPs e 2 NADH(carregadores de energia); tendo um saldo de 2 ATPs apenas.
Ciclo do ácido cítrico: Quando o piruvato passa pela membrana da mitocôndria ele perde um dos carbonos na forma de CO2 e com isso a formação de Acetil. Essa molécula de acetil vai se juntar com a coenzima A e vai aumentar a velocidade das reações químicas que acontecem em uma parte do ciclo, formando uma molécola chamada Acetilcoenzima A. Lembrando que a cada glicose são formados 2 piruvatos, sendo assim 2 Acetilcoenzima A. Essa molécula de Acetilcoenzima A(2 carbonos) vai se juntar com uma molécula de Ácido Oxalacético(4 carbonos) dando origem ao Ácido Cítrico(6 carbonos) e é agora que o ciclo tem seu ínicio. Nessa fase da respiração é essencial o oxigênio. A Cada ciclo são formados 3 NADH e 1 FADH2 não esquecendo que a cada molécula de glicose são feitos 2 ciclos, ou seja, 1 glicose formam 6 NADH e 2 FADH2.
Cadeia Respiratória: Essa fase ocorre nas cristas mitocondriais. Os hidrogênios retirados da glicose e presentes nas moléculas de FADH2 e NADH2 são transportados até o oxigênio, passando por proteínas (NADH (Q) REDUTASE; FADH2 REDUTASE; CITOCROMO C REDUTASE; CITOCROMO C OXIDASE; ENZIMA ATP SINTASE) na membrana mitocondrial formando água. Dessa maneira, na cadeia respiratória o NAD e o FAD funcionam como transportadores de hidrogênios.
Na cadeia respiratória, verifica-se também a participação de citocromos, que tem papel de transportar elétrons dos hidrogênios. À medida que os elétrons passam pela cadeia de citocromos, liberam energia gradativamente. Essa energia é empregada na síntese de ATP.
Depois de muitos cálculos..., podemos dizer que o processo respiratório aeróbico pode, então, ser equacionado assim: