bases biologicas
Começamos apreender sobre o condicionamento que é um processo de aprendizagem e modificação de um comportamento através de um mecanismo estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov que fez uma experiência envolvendo um cão. O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro possibilitando o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia.
O outro tipo de condicionamento é o Operante, desenvolvido pelo psicólogo norte americano Burrhs Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influencia por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a inibir certo comportamento (punição).
A caixa de Skinner é o modo prático de exemplificação da teoria condicionamento operante.
É formado básicamente de uma estrutura quadrangular composta por equipamentos que auxiliam o sujeito na realização da modelagem de um comportamento ao realizar o experimento com um rato albino.
Devido a grande dificuldade de manuseio com o animal, a realização da manipulação do rato nesse experimento foi feita a partir de uma simulação virtual da caixa de Skinner, conhecido como um programa chamado Sniffy Pro.
O procedimento de condicionamento é dividido em etapas. O nível operante é uma fase inicial do experimento. Esse processo inicial possibilita a criação de uma linha de base para futuras comparações que serão expostas no decorrer desse ducumento.
Seguindo o procedimento, a segunda etapa, sendo a primeira a trabalhar com as variáveis para o condicionamento, consiste em apresentar ao objeto - o rato - o elemento ou consequência a comida. A parte inicial corresponde ao associamento de um som ao alimento, fazendo com que gradualmente ao ouvir um som, o rato se