bases biologia Glicídeos
Curso: Educação Física
1º Semestre Willian Mateus de Souza Antonio
Dois Vizinhos (PR)
2013
Glicidios e ácido
Heterosídeos
São glicídios que sofrem hidrólise, produzindo oses (hidratos de carbono simples) e outros compostos.
Os glicosídeos também são conhecidos por "heterosídeos" e podem desempenhar funções importantes nos organismos vivos. Muitas plantas biossintetizam e armazenam substâncias químicas sob a forma de glicosídeos inativos, que podem ser ativados por hidrólise enzimáticaliberando a aglicona (geralmente um metabólito secundário) e a glicona. Entretanto, alguns glicosídeos podem ser sintéticos ou mesmo semi-sintéticos.
Uma hidrólise enzimática consiste numa reacção química catalisada por uma enzima (uma hidrolase) que utiliza água (H2O) para quebrar uma molécula em duas outras moléculas
Hidrato de Carbono
Os hidratos de carbono, também conhecidos por glicídios, devem representar a principal fonte de energia da nossa alimentação, entre 55 e 75%.
São constituídos por unidades básicas denominadas oses. Todos os hidratos de carbono são decompostos no organismo através da ação de enzimas específicas até à sua forma mais básica, sendo então absorvidos e metabolizados pelo corpo.
TIPOS E FONTES DOS HIDRATOS DE CARBONO
Consoante o número de unidades básicas que podemos agrupar os hidratos de carbono em:
Monossacarídeos – compostos apenas por uma unidade básica. Exemplos: glicose, frutos e galactose.
Dissacarídeos – compostos por duas unidades. Exemplos: lactose (presente no leite), sacarose (açúcar de mesa) e maltose.
Polissacarídos – compostos por várias unidades ligadas em cadeia. Exemplos: amido e fibra alimentar. Quando constituídos