Base teórica sobre recursos humanos
2.1 ADMINISTRAÇÃO
Administração é a ciência que reuni e organiza os recursos que serão necessários para atingir um objetivo que foi previamente planejado e estabelecido. Segundo Bateman e Snell (1998, p.28), as funções administrativas mais importantes que nunca devem ser esquecidas é o planejamento: onde serão definidos os objetivos e as maneiras que serão executados para obter os resultados esperados; a organização: agrupar os processos e recursos que serão usados; a liderança: são os incentivos destinados aos colaboradores a fim de motivá-los; o controle: possibilita visualizar se o que foi planejado está ocorrendo para atingir os objetivos propostos.
As principais teorias, escolas e abordagens da Administração foram: Teoria Científica, Teoria Clássica, Teoria Neoclássica, Teoria das Relações Humanas, Teoria Burocrática, Teoria Estruturalista, Teoria do Desenvolvimento Organizacional, Teoria Contingencial, Teoria Sistêmica e Teoria Neoclássica da Administração.
Os recursos usados pelos administradores podem ser divididos em: Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Recursos Físicos e Recursos Informativos.
Bateman e Snell (1998, p.27) define administração como “[...] o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais”.
Drucker (2002, p. 13) afirma que o administrador utiliza um recurso único que são as pessoas, e para isso o administrador deve formá-las a fim de definir se a partir dessa formação as pessoas se tornaram mais ou menos produtivas.
Peter Drucker é conhecido como o guru e criador de conceitos importantes para a administração, ele tinha uma visão do futuro em relação aos assuntos globais de administração. Sempre teve pensamentos de que administração tem que ser realizada em conjunto e não individualmente. Acreditava que as idéias tinham que ser compartilhadas para se chegar às resoluções dos problemas, e que uma empresa se beneficia com o respeito aos trabalhadores. Peter ensina que para