Barão de Maua
R: Os escravos eram tratados como peça, a influência da escravidão inibia a demanda e consequentemente a formação de um mercado interno consistente, contribuindo para congelar o país em ciclos agrários (café, açúcar), além de não desenvolver o conhecimento necessário e especializado para a indústria. Através da Lei Euzébio de Queiroz o tráfico escravo é definitivamente abolido.
2. Como foi a negociação do Sr. Irineu com o Sr. Carruthers em relação à dívida do Sr. Pereira?
R: Irineu com suas habilidades de negociação e sagacidade tocou no assunto inteligência e conseguiu cativar a simpatia do Sr. Carruthers.
3. Que incentivo recebeu do Império para instalação dos seus empreendimentos? Qual a causa do golpe do Império contra as atividades (empreendimentos) do Sr. Irineu?
R: O incentivo foi à isenção dos impostos as industrias que se instalassem no Brasil. O motivo foi que certos serviços privados que o Sr. Irineu tinha deveria ser de uso do bem comum do povo.
4. Segundo o Sr. Irineu, se fosse Deus, o que ele daria ao País? E por quê?
R: Ferro para que assim pudesse prosperar. Carvão, indústrias, livre comércio e meios de transporte para que assim pudesse transportar as riquezas.
5. Quais empreendimentos do Sr. Irineu contribuíram para o progresso do país?
R: A construção da 1ª Ferrovia do Brasil, Estrela Raiz da Serra; Uma companhia fluvial na Amazônia; Um banco com sucursais em 3 países; Banco do Brasil e Banco Mauá (falido); Sistema de comunicação de telégrafos; Várias fábricas pequenas; Um estaleiro, nominado como Ponta de Areia (RJ); Trouxe a iluminação para a cidade do Rio de Janeiro.
6. Qual o objetivo da 1ª viagem do Sr. Irineu ao Reino Unido, quando visitou o Sr. Carruthers?
R: Saber como funciona as indústrias e a opinião do Sr. Carruthers.
7. Quais os principais fundamentos de defesa do Sr.