baruei
Por: Roberto Bell
O asbesto é um nome genérico dado aos seis minerais fibrosos que foram usados em produtos comerciais. Ele é extraído em várias partes do mundo, especialmente na África do Sul e Canadá. Amianto natural é encontrado em duas variedades: serpentino asbesto e amianto anfibólio. Amianto é normalmente misturado com outros materiais para realmente formar os produtos, como freios de veículos e materiais de construção.
O amianto é muito conhecido por suas qualidades incomuns como um material isolante que é calor e resistentes ao fogo. É amplamente utilizado como um aglutinante em cimento, como isolante térmico e nas paredes anti-incêndio. Amianto é encontrado em muitas casas e locais de trabalho, porém é um risco grave para a saúde.
Amianto é abordado em normas específicas para a indústria em geral, o emprego de estaleiro e a indústria da construção. Ainda está sendo usado no fabrico de produtos de amianto e é conhecido como a maior causa de mortes relacionadas com o trabalho.
O amianto é muito mais comum do que a maioria de nós imagina. A verdade é que é altamente tóxico e exposição a elevados níveis de amianto por muito tempo pode causar problemas de saúde muito grave, uma ampla gama de doenças pulmonares que são de desenvolvimento lento, mas mortal em muitos casos. No entanto, existem muitos casos de pessoas que desenvolveram câncer de pulmão de amianto, que tinham muito pouca exposição ou ter sido exposta indirectamente, asbesto poeira trazida no repouso em sapatos, roupas, pele e cabelo dos trabalhadores.
Os principais efeitos da exposição ao amianto são do sistema respiratório. Amianto pode causar doenças fatais como câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose. A exposição ocorre mais freqüentemente no trabalho e efeitos na saúde da exposição têm um período de atraso ou latência. Trabalhar com amianto é um dos principais factores de risco, causando câncer e outras doenças respiratórias.