Barrocos
Vieira, Padre Antônio. Vieira – Sermões. 2ªed. Rio de Janeiro, Agir, 1960. p.107
Atividades 1- Observe o estilo utilizado pelo Padre Vieira no desenvolvimento do seu sermão: constantes interrogações para permitir-lhe as várias respostas, encadeando as ideias; a adequação de passagens bíblicas ao tema do sermão; uma retórica aprimorada. Como era chamado este estilo no período barroco?
2- “Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.” Qual o estilo criticado por Vieira na frase acima? Justifique sua resposta.
3- Dia x noite; luz x sombra; branco x negro; subiu x desceu. Vieira está criticando o uso de qual figura?
4- Observa-se que, em todo o fragmento apresentado, Vieira critica o jogo de palavras, mas, ao final, quando mais contundente é a sua crítica, ele faz um jogo de palavras com a palavra palavra (usada com maiúscula e com minúscula). Explique.
5- “Que os brasileiros são bestas, e estarão a trabalhar toda a vida por manter manganos de Portugal.” Comente a visão de Gregório de Matos sobre a colonização portuguesa no Brasil.
6- “me falou que o mal é bom e o bem cruel” Qual a figura usada por Caetano Veloso no verso acima?
7- Justifique o cognome de “Boca do Inferno”, dado a Gregório de Matos Guerra.
8- (FAAP-SP)
“Eu sou aquele que os passados anos cantei na minha lira maldizente torpezas do Brasil, vícios e enganos”
Assim se apresenta na sua obra satírica esse poeta baiano do século XVII, autor também de poesia lírica e de poesia sacra. Trata-se de ...., cuja obra ilustra bem o estilo de época.........
9- “Duas atitudes diferentes, dois diferentes processos: a atitude sensual de rebuscado mais pulcro e fulgurante para o encanto dos olhos; a atitude