Barroco2
O Barroco surgiu na Itália mas se disseminou rapidamente por toda a Europa, e foi através dela que ele chegou ao Brasil, quando este ainda era uma colônia portuguesa. O chamado Barroco Brasileiro teve início por volta do século XVII graças à chegada dos jesuítas.
Na época, a Igreja Católica enfrentava problemas com o avanço crescente das religiões protestantes e a consequente perda de fiéis. Sua reação foi a Contrarreforma, responsável por acabar com o caráter liberal das produções artísticas renascentistas e com isso, exaltar os valores e as temáticas católicas.
Além do fato de chegar mais tarde ao Brasil, o Barroco do país não possuía a toda a sofisticação europeia e era tecnicamente inferior. Isso devido principalmente à economia, que não permitia maiores investimentos na formação de artistas apesar do empenho da Igreja, que foi o maior mecenas do período. É por isso que os maiores legados da arte barroca brasileira possuem temática religiosa, tais como esculturas de personagens sacros, pinturas com cenas bíblicas e a apreciada arquitetura das igrejas da época.
Apesar de sofrer forte influência dos colonizadores, pode-se dizer que o Barroco foi o primeiro movimento artístico a incorporar a cultura brasileira e os costumes dos que viviam aqui. Isso contribuiu em grande parte para a diferenciação e regionalização do estilo nas diversas regiões do país, dentre as quais se destacam os estados de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Como o contexto socioeconômico mudava bastante de um estado para o outro, as produções artísticas tiveram de se adequar a cada um deles e à cultura de cada localidade. Todos esses fatores contribuíram para aumentar o reconhecimento do estilo Barroco brasileiro e torná-lo um dos mais diversos e ricos culturalmente.