Barroco
O que é o Barroco?
O Barroco é considerado um período histórico, situado entre os fins do século XVI e meados do século XVIII, em que os limites cronológicos não se encontram rigorosamente delimitados (como é normal em todos os movimentos culturais), nem perfeitamente coincidentes nos diversos países em que se manifesta. A palavra “barroco” pode significar um tipo de pérolas irregulares de reduzido valor comercial e era assim que era originalmente utilizada. No entanto, no século XVII verificou-se uma transferência semântica do campo da joalharia para o da crítica das artes.
Relação com a Religião
O Barroco é associado ao movimento católico contrarreformista (que é o nome dado ao movimento que surgiu no seio da Igreja Católica e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante) e a algumas das suas mais típicas manifestações. Está também associado a uma ideologia religiosa triunfante e que ostenta esse triunfo.
Importância na Sociedade
O Barroco teve grande importância noutras estruturas históricas, como a organização política e social. É considero um tempo de triunfo do absolutismo e de construção de uma sociedade predominantemente urbana, aspetos essenciais na caracterização deste período histórico-cultural.
Princípios Artísticos do Barroco
- Barroco e a Retórica
A cultura barroca é fortemente marcada pela retórica, a arte da persuasão, sendo que o papel que esta assume no plano pedagógico e a repercussão desse facto na produção literária é de grande importância. Para além disso, a retórica é ainda importante nas artes plásticas (pintura, arquitetura, etc.), desenvolvendo processos de captação do destinatário, de manipulação dos seus afetos, utilizando técnicas de sedução sensorial quer por meio de representações alegóricas de sentido facilmente captável pela sensibilidade ou pela inteligência dos recetores.
- Metamorfose e ostentação
O primeiro conceito é simbolicamente representado por Circe (que na