Barroco
EROSÃO EÓLICA
EROSÃO MARINHA
EROSÃO GLACIAL
EROSÃO FLUVIAL
A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos , dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um processo denominado Jaguariz.
Essa erosão é causada pelas águas que correm nos rios, que pode causar o desmoronamento de barrancos. Com o próprio curso do rio pode ser alterado por causa da erosão.
A fase do rio é determinante para a erosão causada . Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, já na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos,as águas dos rios escavam o leito formando vales profundos transportam materiais e depositam nas partes mais baixa.Ao chegarem ao final do percurso,na foz das águas depositam grande quantidade de sedimentos criando formas.
Erosão eólica
Erosão eólica é um tipo de erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos.
A diminuição da velocidade do vento ou deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino , permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos adaptando a superfície erodida.
Pode ocorrer forte erosão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de deserto|regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos.
Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.
EROSÃO MARINHA
Erosão marinha ou abrasão marinha é a erosão provocada pela ação das águas do mar. Elas atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química