Barroco
Barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII.
O Barroco, originário da Itália, difundiu-se pela França, Espanha, Portugal, Inglaterra e acabou sendo adotado em todos os países ocidentais. O estilo dominou a arquitetura, a pintura, a escultura, a literatura, a música e por extensão, toda a cultura desse período, incluindo os costumes, valores e relações sociais da época.
O Barroco representava uma oposição ao Renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas do Renascimento caracterizou-se pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dos adornos. Era tal a abundância de detalhes decorativos nas superfícies, que davam muitas vezes a impressão de terem sido esculpidas.
O Barroco se expandiu na arte eclesiástica, que desejava propagar a fé católica. Em nenhuma época se construiu tantas capelas e igrejas monumentais. A arte barroca surgiu também na construção de palácios, com o objetivo de causar admiração e poder.
Durante o século XVIII, esse pomposo estilo arquitetônico sofreu várias adaptações. Uma delas foi o estilo rococó na França, assim chamado devido aos ornatos de um capitel de coluna em forma de espiral e desenhos de conchas frequentemente empregadas.
Barroco no Brasil
O Barroco só surgiu no Brasil no século XVIII, com a descoberta das minas de ouro e diamantes e o rápido enriquecimento da algumas camadas da população.
O Barroco foi a primeira expressão artística, contando com o apoio de protetores das artes, que eram as confrarias, paróquias e agremiações religiosas.
Na capitania de Minas Gerais, com a descoberta das mais ricas jazidas de ouro e diamantes, e no Nordeste, que nessa época era ainda a região mais rica do Brasil, com a fortuna acumulada a partir da cana-de-açúcar, foram construídos os