BARROCO
A principal mudança que a Igreja realizou para manter seus fiéis foi a mudança estética, assim a Igreja virou o principal mecenas e financiador das artes. O Concílio de Trento só foi um sucesso devido a essas modificações estéticas que aconteceram principalmente na arquitetura, além da pintura e escultura.
A modificação de maior destaque foi o movimento e o espetáculo. Porém, para conseguir um movimento na arquitetura, a Igreja precisou se modernizar, isto porque movimento significa sexualidade, que será transmitida através de espelhos, águas, fontes, escadas, curvas, côncavos e convexos. A maior preocupação dos arquitetos barrocos era dar o movimento para retratar o teatro, ou seja, alcançar o espetáculo na arte, a proporção era secundária. No Barroco tudo é emoção: a Mitologia que antes era considerada pagã é liberada pela Igreja e retrata a dor, o sangue, o drama, a intensidade.
Luis XIII
Henrique IV, pai de Luis XIII manteve a paz no reinado, entregando a Luis XIII seu sucessor, que não tendo condições e energia entregou o Governo a Richelieu, que patrocinou o desenvolvimento artístico da França. Henrique IV, por acreditar na decadência do mobiliária e na necessidade e na importância para a história, buscou influências estrangeiras para o mobiliários, que vieram com estrutura pesada e grande, com traços Flandres, Itália, Espanha e Alemanha.
Nos ambientes são