barroco
Foi uma continuação natural do Renascimento.
Mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual; nem sempre essas características são evidentes. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram de um profundo respeito pelas conquistas das gerações anteriores, e de um desejo de superá-las com a criação de obras originais.
A arquitetura Barroca se baseava nas ordens clássicas e seus elementos eram as superfícies curvas, as formas flutuantes e a integração total dos interiores com as pinturas naturalistas e a escultura com as formas arquitetônicas criando efeito de grandeza e espaço iluminado. Pela supremacia do desenho do mobiliário italiano as casas italianas continuaram a ser mobiliadas da mesma maneira do que cem anos antes.
Barroco Italiano Fez sua aparição nos salões nobres de Roma, Veneza, Gênova, Florença e Turim a partir de 1670; construíram esplendorosos palacetes e casarões. As galerias agora faziam parte de um requintado programa de necessidade dos consumidores e mecenas da arte e ostentadores da riqueza. O mobiliário era realizado em escala mais proporcional ao tamanho do espaço ao qual se destinava.
O contador florentino esculpido