Barroco
No Brasil, o início do barroco foi marcado pela publicação de um poema épico. Qual e o nome deste poema, que o escreveu.
R: No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira.
Gregório de Matos
Foi um poeta baiano, estudou em Portugal para onde se mudou aos 14 anos. E lá passou 32 anos. Quando voltou ao Brasil em 1682, nomeados para funções burocráticas no qual foi demitido em 1683. Iniciou-se a ultima fase de sua vida. Se casou com Maria dos Povos a quem dedicou lindos sonetos, não impediu a decadência, social e profissional, do Dr. Gregório. Ficou famoso pelas suas andanças, e suas sátiras. Talvez por causa delas foi deportado para Angola, no ano seguinte para recife onde morreu aos 59 anos. Gregório Matos ficou conhecido historicamente da literatura como “boca do inferno”, por causa de suas poesias eróticas. Gregório de Matos, considerado por muitos historiadores como iniciador da literatura brasileira, é o principal poeta de todo o período do colonial. Esse reconhecimento, no entanto, foi muito tardio. Seus poemas permaneceram completamente inéditos ate meados do século XIX, tendo sobrevivido, ate então, copias manuscritas, realizadas por admiradores do século XVIII. As edições do século XIX foram parciais. As duas tentativas de edições das obras completas, ainda muito insatisfatórias, só ocorreram no século XX: Atualmente os estudos sobre Gregório de Matos aumentam e sua poesia é divulgada em antologias. Mas o poeta continua sendo um “caso” complexo de nossa literatura. Gregório de Matos recebeu influenciadas tanto do cultismo de Góngora quando o conceptismo de Quevedo. Seu espirito profundamente Barroco pode ser percebido na diversidade dos temas que desenvolveu em sua obra:
Poesia sacra (temática religiosa);
Poesia lírico-amorosa;
Poesia satírica.
Poesia Sacra
Poesia Sacra: “A Jesus Cristo