Barroco e contexto
O Renascimento europeu desenvolveu-se em meio a crises religiosas e movimentos de restauração da fé cristã. A presença religiosa na vida cotidiana e na vida cultural européia foi sentido de modo mais forte na passagem do século XVII, momento em que surgiu o Barroco. A Arte Barroca vigorou durante todo o século XVII, registraram o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influencias do Renascimento(materialismo, paganismo e sensualismo) e da onda de religiosidade trazida pela contra Reforma (reposta da igreja católica ao aparecimento, como equilíbrio, harmonia e racionalismo,foram abandonados o que levou o Barroco a ser visto,como uma arte indisciplinada.
A linguagem barroca é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVII. Algumas características essenciais da linguagem barroca são: interesses por temas religiosos; dualismos que refletem o conflito espiritual do homem barroco; morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida; o uso de uma linguagem requintada e o emprego constante das figuram de linguagem, principalmente antítese(idéias opostas). Além dessas características, há outras que merecem destaque:
· A enfermidade do tempo e do carpe diem(aproveite o dia): O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso,é preciso pensar da salvação espiritual. E já que a vida é passageira, se tem o desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta em um sentimento contraditório, já que gozar da vida implica em pecar, e se há pecado não há salvação.
· Cultismo:É o rebuscamento formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo uso de figuras de linguagem, Também conhecido como gongorismo, pela influência do estilo do poeta espanhol Luís Gôngora, o cultivismo explora efeitos sensoriais, tas como cor, tom, forma, volume, sonoridade, imagens violentas e fantasiosas, recursos que sugerem enfim superação dos limites da realidade.
·