Barroco pintura
Este trabalho tem como objetivo abordar de que forma o período Barroco foi apresentado na pintura europeia e como este tipo de arte variou de acordo com o país onde foi produzido. Ao decorrer do trabalho buscamos delimitar inicialmente as caracteristicas gerais do movimento para só então explicar a continuidade desses aspectos entre os países que foram apresentados (Itália, Espanha, Holanda e Bélgica). Para melhor entender o processo do período Barroco procuramos associá-lo, quando necessário, ao período histórico e a mudanças sociais, religiosas e politicas. Dessa forma, julgamos que está seria o caminho mais didática de sistematizar as diversas interfaces da pintura barroca e sua aplicabilidade nos paises onde se desenvolveu.
Aspectos gerais da pintura barroca
Chama-se de barroca, a arte europeia do século XVII, embora na segunda metade do século XVI, em pleno Renascimento, principalmente na Itália. Alguns autores se arriscam a escrever que o Barroco começou na segunda metade do século XVI, em plena Renascença, pois já estava acontecendo manifestações desse estilo, principalmente na pintura.
A Reforma Protestante do século XVI, apesar de ter sido um movimento de caráter religioso, foi muito importante para o nascimento do Barroco. Ocasionou mudanças em aspectos culturais europeus. Como a sua proposta era libertar as pessoas da submissão à Igreja Católica, favoreceu a formação dos Estados Nacionais, para que cada nação vivesse sob os comandos de um governo absoluto e não mais de um papa.
Diante desse fato, a Igreja Católica reage criando a Contra Reforma. Que era um movimento que visava restaurar o poder da Igreja. E um dos meios era a construção de novas igrejas. Então a arte foi usada como um meio de propagar a doutrina cristã e assim passar os ensinamentos religiosos. A obra que melhor representa esse intuito doutrinário é “o juízo final” de Michelangelo, que é considerado um precursor desse estilo.
Juízo Final, Michelangelo. Itália.