barroco literatura
O Barroco assumiu diversas características ao longo de sua história, seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma, movimento da igreja católica contra a reforma da mesma proposta por Martinho Lutero, quando protestou contra a venda das indulgências realizadas pela igreja católica.
Se opondo à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, o Barroco trouxe de volta a exaltação dos sentimentos, a religiosidade expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
Além da temática religiosa, os temas mitológicos e a pintura que exaltava o direito divino dos reis também eram freqüentes.
O Barroco retoma o espírito religioso e místico da Idade Média, resgatando a visão teocêntrica do mundo.
A escola literária barroca é marcada pela presença constante da dualidade. Antropocentrismo versus teocentrismo, céu versus inferno, luz versus trevas, perdão versus pecado, escuridão versus luz, etc.
“Contexto histórico
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e