Barroco em Portugual
BARROCO
EM
PORTUGUAL
Nome: Thamirys Ziapkinas N° 22 Professora: Selma Matéria: Português
1° Ano K
Barroco em Portugal
O barroco em Portugal surgiu em 1580, quando Portugal perde sua autonomia como país, passando a integrar o reino da Espanha, e termina em 1756 com a fundação a Arcádia Lusitana – uma academia poética – que dá início a um novo estilo: o Arcadismo. Este pensamento não se demonstrou apenas na escultura mas também na pintura, arquitectura, moda, escrita e até no modo de vida das pessoas da época. Em português, barroco, significa “pérola de formato irregular”.
Joaquim Machado de Castro (Coimbra, 1731 – Lisboa, 1822) foi um dos maiores e mais nomeados escultores portugueses. Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na Europa do século XIX e princípio do século XX. Para além da escultura, descrevia extensamente o seu trabalho, do qual se destaca, a análise sobre a estátua do Rei D. José I de Portugal datada de 1775 que se situa na Praça do Comércio em Lisboa e que é considerado o seu melhor trabalho.
A arquitectura Barroca em Portugal inicia-se no século XVII e decorre até à primeira metade do século XVIII. Este estilo arquitectónico aparece num período difícil ao nível político, económico e social, situação que se fez sentir igualmente na cultura e nas restantes artes. É considerada por muitos uma extensão do maneirismo, estando os seus princípios ligados ao Concílio de Trento, ou seja, maioritariamente religioso. As igrejas apresentam, geralmente, a mesma estrutura, ou seja, fachadas simples, decoração contida, planta rectangular. Estas eram as características que marcavam os princípios austeros e rígidos da igreja e do poder régio.
Mateus Vicente de Oliveira (1706-1786) foi um arquitecto