Barras Curvas
BARRAS CURVAS
Arcos: elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão (abertura, passagem) ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
Utilização: em portas, janelas, pontes, aquedutos, como elementos de composição tri-dimensional de abóbadas e até em paredes de retenção ou barragens (onde a pressão se efetua horizontalmente). Na natureza se encontra em formações geológicas naturais se podem encontrar arcos como resultado da erosão.
Componentes:
-Aduela: são os tijolos ou pedras que fazem parte do arco. As aduelas são separadas por juntas que estão no sentido normal aos esforços que estão no arco.
- Chave: é a aduela localizada no topo do arco.
- Extradorso: parte externa e côncava de um arco.
- Intradorso: parte interior e côncava de um arco.
- Arranque: é aonde começa o movimento de curvatura do arco.
- Tímpano: espaço em arco, liso ou com esculturas, limitado pelos três lados do frontão (normalmente em forma triangular, decora o topo da fachada principal de um edifício).
Esforços: A transmissão das cargas até aos apoios ocorre através de esforços normais: o arco, por compressão (rígido); o cabo de suspensão (flexível), por tração. O momento fletor é o esforço que provoca a flexão no arco. São estruturas pensadas para trabalhar sobre flexão. As reações do arco podem ser definidas a partir de esforços que atuam na viga auxiliar, que é uma viga que está apoiada no mesmo vão que o