Barramentos
Arquitetura de Computadores
Sistema de Barramentos
Santa barbara D’Oeste
2014
Introdução
Sistema num conceito geral se define em um conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam estrutura organizada. Com relação da Arquitetura de Computadores no transporte de dados dentro de um computador em funcionamento usamos diversas vias responsáveis por essas transferências que são os barramentos, este trabalho terá a finalidade de apresentar todo o conceito sobre barramentos e seus respectivos tipos.
Conceito
Barramento, também conhecido como Bus, é o conjunto de sinais digitais que conduzem a informação entre o processador (CPU) e as diversas placas, memórias e periféricos, ou seja, um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador O barramento caracteriza-se pela velocidade de transferência de dados (em MHz) e pela capacidade de transferência (em bits), que juntos irão produzir a taxa de transferência.
Desde o aparecimento do primeiro PC, em 1981, e até ao tempo presente, vários tipos de barramentos foram desenvolvidos para permitir uma melhor comunicação entre o processador e os vários periférico de I/O.
Alguns barramentos existentes:
ISA
EISA
MCA
VLB
PCI
AGP
Apesar da maioria da atenção hoje em dia ser dada aos barramentos PCI e AGP, estes evoluíram de barramentos mais antigos e que ainda se podem encontrar em funcionamento em PCs antigos. O mais antigo, ISA, ainda é possível encontrar em PCs modernos.
O Industry Standard Architecture, ou ISA, é um barramento desenvolvida no início dos anos 80 pela IBM nos laboratórios em Boca Raton, Florida. O ISA surgiu no computador IBM PC (1981), na versão de 8 bits e