Barramentos
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007
1
O Histórico e a Importância da Mídia Digital nos Jogos On-Line: dos RPGs tradicionais para os CRPGs e os On-Line1
Jane A. Marques (EACH-USP e ECA-USP) e Karina Trajano Ceoni (EACH-USP)2
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução dos Role-Playing Games (RPGs) tradicionais (os de tabuleiro), para os Computer Role Play Games (CRPGs) e destes para os jogos on-line com um (single player) ou vários jogadores (multiplayers), e observar importantes distinções entre esses tipos de jogos. O conceito de game tem e sua trajetória têm sido beneficiados pelas rápidas mudanças propiciadas pelo desenvolvimento tecnológico e pela necessidade que a sociedade contemporânea tem em buscar alternativas, cada vez mais mediadas, sejam estas reais ou ficcionais, o que pode ser observado através da movimentação do mercado dos jogos eletrônicos e computadorizados.
Palavras-chave: RPG – Role-Playing Game; CRPG – Computer Role Playing Games;
Jogos On-Line; Mídia Digital.
“Uma das mais difíceis tarefas que as pessoas podem fazer, embora muitos possam menosprezar, é a invenção de bons jogos...” (C.G. Jung)
Introdução
O advento da máquina impôs ao homem contemporâneo um ritmo diferente do habitual que, na sociedade pré-industrial, dirigia e controlava o tempo social e as tarefas a serem cumpridas. Por essa razão, não se sentia uma nítida diferença entre o tempo de trabalho e o tempo de “não-trabalho”, ou “tempo livre”. Pode-se classificar o tempo livre para desfrutar do lazer em três modalidades básicas: tempo livre após o trabalho, tempo livre de fim-de-semana e tempo livre de férias. Entende-se o entretenimento como parte do lazer, ou seja, do tempo livre que possibilita escolha pessoal, embora nem tudo o que se faz seja executado por livre escolha.
Em relação ao volume temporal