Barramentos
Conjunto de conexões elétricas/ lógicas paralelas que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre diversos módulos funcionais do computador.
Estrutura
Consiste de vários caminhos e linha de comunição. Esses caminhos são capazes de transmitir sinais que representam um único digito binário.
Um barramento possui dezenas de linhas, cada linha possui uma função particular, agrupados e 3 tipos:
Linhas de dados: Concedem um caminho para transferência de dados entre os módulos do sistema.
A largura do barramento de dados define o numero de linhas do caminho.
Linhas de Endereço: Definem o destino dos dados. Quando o processador deseja ler uma palavra ele coloca o endereço da mesma nestas linhas.
Linhas de Controle: Controla o acesso e o uso das linhas de dados e endereços. São utilizadas tanto para transmitir ordens quanto para transmitir sinais de temporização.
As linhas de controle em geral incluem: * Escrita e Leitura na memória * Escrita e Leitura em Porta E/S * Confirmação de Transferência * Confirmação de Interrupção.
Hierarquia de barramentos
Quanto maior o numero de dispositivos conectados, maior o comprimento do barramento, assim maior o atraso na propagação dos sinais.
Aumentar a largura do barramento soluciona o problema mais amplia o espaço ocupado pelos dispositivos. Outra alternativa é ampliar a velocidade de transferência, mas nem todos os dispositivos podem trabalhar em alta velocidade.
Projeto de Barramentos * Tipo * Métodos de arbitração * Temporização * Largura * Tipo de Transferência
Tipo
Tem uma função fixa
Multiplexado: Mesma via utilizada para transmitir endereços e para transmitir dados. Resulta em custo menor às custas de um tempo de transferência maior.
Métodos de arbitração
Centralizado
Existe um árbitro do barramento, circuito lógico responsável pelo procedimento de arbitragem. O árbitro, fisicamente, pode estar localizado