Barramento USB
INSTITUTO FEDERAL – ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
ANA PAULA SOARES DALVI
CARLOS ALBERTO SCOLFORO
CRISTIANE ZANDONADI
ELIANE CRISTINE BARCELOS
GEORGIA CAMPANHARO
LAUDILON ALVES CARVALHO
MARALISSA VETORIM
BARRAMENTO
BARRAMENTO USB
CASTELO – ES
2011
1. INTRODUÇÃO
Podemos definir barramentos como um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos ou podemos defini-lo simplesmente como encaixe de que cada peça necessita para funcionar corretamente.
O barramento local (ou de sistema) é o mais importante, ele fica localizado na placa de CPU, interliga sincronamente CPU e memória. É a parte do barramento que melhor desempenho deverá ter no sistema, pois interliga os dois principais e insubstituíveis componentes do sistema. Ele está divididos em três conjuntos:
Barramento de dados - Como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos. O Barramento de Dados é bi-direcional, isto é, pode transmitir em ambas as direções.
Barramento de endereços - É usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e pode endereçar 216 (64 K) dispositivos.
Barramento de controle - atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
O barramento local apresenta uma desvantagem, por não ser padronizado, cada processador deverá utilizar o seu próprio modelo, de acordo com as suas características. Este é o motivo pelo qual cada processador necessita de um modelo de placa-mãe diferente, para que uma placa de vídeo ou disco rígido possa ser