BARRAGENS
Ensaios e Metodologia dos levantamentos topográficos em Barragens:
1. Transporte de Coordenadas:
Para ser feito o levantamento em coordenadas UTM, deve-se levantar os marcos geodésicos do IBGE mais próximos da barragem a ser exe-cutada e transportar essas coordenadas. Para isto serão feitos levanta-mentos com caminhamento duplo, montando uma poligonal fechada de área zero, ou fazer o levantamento com um GPS de alta precisão com-patível com o levantamento a ser feito.
2. Transporte de Cotas:
Esse transporte de cotas será feito a partir do marco do IBGE mais pró-ximo por meio de poligonais de nivelamento e de contranivelamento, sendo levantadas com equipamento topográficos com alta precisão compatível com o levantamento a ser feito. A poligonal de contranivela-mento será levantada após a execução da poligonal do nivelamento. As poligonais serão cuidadosamente descritas com indicação dos compri-mentos totais, numero de estações e distancia entre as mesmas e com-paração dos erros encontrados nas estações intermediárias e finais.
3. Levantamento do Eixo Barrável e Vertedouro:
O levantamento do eixo barrável deverá abranger uma faixa de domínio de no mínimo 150m à montante e à jusante do eixo a ser levantado. As Seções transversais deverão ser levantadas e cotadas pontos a cada 20 metros (estacas), até o limite da faixa de domínio. Os pontos locados no eixo deverão ser estaqueados, numerados e cotados a cada 20m, po-dendo ser locadas estacas intermediárias indicando elementos importantes como: estradas, talvegues, afloramentos rochosos, elevações, rede elétrica, mudanças de inclinação brusca do terreno, dentro outros.
O levantamento dos eixos transversal e longitudinal do vertedouro obe-decerá à mesma sistemática do levantamento anterior, sendo que as seções serão prolongadas à montante até a cota fixada para o fundo do canal de acesso à jusante até o encontro com o leito do rio. Para grande distâncias, o levantamento até o leito será feito