barragens
CENTRO DE TECNOLOGIA
ESTUDO DE PERCOLAÇÃO DA ÁGUA E ESTABILIDADE DE TALUDES
Aluno: Daniel Randal 320666
Professor: Adriano Frutuoso
Disciplina: Barragens
FORTALEZA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como finalidade o estudo de percolação da água bem como o de estabilidade de talude de uma barragem. Foi utilizado para o estudo o programa slide que foi alimentado com todos os dados fornecidos pelo professor, como ângulo de atrito, coesão, etc.
Obtivemos então o fator de segurança a montante e a jusante, considerando:
Barragem no final da construção (barragem seca)
Barragem em operação (nível da água a 1 metro de distância da superfície da barragem), neste exemplo também foi feito o estudo de percolação da água.
RESULTADOS
Para a barragem cheia, temos a linha superior de percolação da água. A água infiltra pela barragem até o filtro, e, a partir deste, sai com controle em direção a jusante.
O fator de segurança da barragem cheia deu 1,206 a montante e 1,039 a jusante. Para a barragem seca o fator de segurança deu 1,037 a montante e 1,039 a jusante.
Vimos que para a barragem cheia o fator de segurança a montante é maior que a jusante, e para a barragem seca o fator de segurança a montante é pouco menor que a jusante, isso ocorre pois a jusante temos a berma de equilíbrio.
Notamos que o fator de segurança mínimo deu próximo a 1 (fs = 1, iminência de ruptura), logo o ideal seria aumentar a inclinação do talude, afim de se aumentar o fs.