barquinho pop pop
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Introdução
Os trabalhos relativos ao barquinho Pop-Pop tem propiciados boa quantidade de e-mails, principalmente por parte de 'saudosistas' e 'hobbistas'.
O primeiro trabalho (versão 1 - comercial) encontra-se no endereço e o segundo (versão 2 - desodorante) em .
Vejamos agora essa nova versão 3 - balsa, especialmente indicada para o Ensino fundamental (e, obviamente, para a magnífica 'espécie humana' denominada 'hobbysta').
Objetivo
Destacar a conversão da energia térmica em energia mecânica.
A causa
Calor é energia térmica em trânsito; é a energia atual, interna, cinética, contida nos átomos e moléculas em movimento, no ato de se transferir a um corpo mais frio. Combustíveis como o carvão, o álcool, a estearina das velas, gasolina, querosene são queimados para que sua energia química resulte em calor, o qual pode ser usado para impulsionar carros, aviões e motores, mover turbinas que produzem eletricidade e outras utilidades. Esse nosso barco a vapor, versão 3, mostra que o calor pode ser transformado em movimento.
Material Placas de balsa (madeira muito leve), com medidas mostradas no quadro abaixo; tubo de cobre de 500 mm de comprimento e 3 mm de diâmetro; ferramentas simples; tubo plástico, cola, vela, tampa metálica, folha de alumínio ou lata, tinta, lápis, prego.
1. Material
2. Placas: cortes básicos
3. Corte as placas de balsa e cole os lados do barco. Faça o corte das curvas em um ângulo tal que as partes laterais se juntem perfeitamen te. Assegure-se de que os lados estão firmes.
4. Cole o convés na posição indicada. Ajuste as ir- regularidades para boa colagem. Após secagem, certifique-se de que a água não entra no barco.
Cole uma longa tira de balsa sob o centro do fundo para formar uma quilha.
5. Corte a lata ou alumínio, retirando os cantos e dobre as laterais para formar uma caixa. Faça dois furos no fundo para