Bareiras busca de qualidade
Análise do Texto
Para o autor do texto, Marcus Vinicius de Carvalho Rodrigues, várias são as causas que prejudicam os processos de qualidade nas organizações brasileiras: modelos de gestão de qualidade inadequados ao nosso meio-cultural; falta de comprometimento do governo e empresas; e falta de conscientização do consumidor brasileiro na busca de bens e serviços com maior qualidade.
Com relação ao modelo, o Brasil precisar criar modelos de gestão de qualidade que condizem com sua realidade cultural, educacional e trabalhista. Os processos de qualidade precisam ter identificação com o meio no qual será implantado e não com outros modelos implantados em outros países ou sociedades.
Com referência ao governo, este tem feito muito pouco. Como o próprio texto cita, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP, não é eficaz. Há ainda uma necessidade na criação de um coerente modelo de qualidade para o Brasil.
Analisando o empresariado brasileiro, que sobreviveu há vários períodos de crise, que consegue administrar, de certa forma, o custo-brasil, se não criar um modelo próprio de qualidade, dentro da sua realidade, pode padecer diante da qualidade dos concorrentes estrangeiros.
Outra causa relevante, o conformismo do consumidor brasileiro, que mesmo com a Lei do Consumidor, por falta de conscientização e hábito, deixa de buscar seus direitos e reclamar de bens e serviços de baixa qualidade. O consumidor exercendo seus direitos, de forma direta, faz com que as organizações se preocupem com melhores serviços e produtos.
Enfim, o texto mostra que é necessário uma mudança urgente de postura por parte das organizações, governo e consumidor na busca de um padrão melhor de qualidade. Sem essa mudança, alguns setores industriais ou de serviços perdem a competitividade e, conseqüentemente, tendem a por em risco sua