Barbatuques
Barbatuques é um núcleo artístico e pedagógico que pesquisa a percussão corporal. A expressão musical através da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central desse trabalho que vem sendo realizado desde 1995 e foi iniciado pelo músico Fernando Barba. Tanto como grupo musical atuando em palcos e gravações quanto como núcleo de professores realizando oficinas em diversas áreas, o Barbatuques vem atuando há vários anos pelo Brasil e também no exterior.
Grupo Barbatuques
O grupo de percussão corporal Barbatuques desenvolve um trabalho artístico baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, recursos vocais entre vários outros sons, são encadeados na produção de ritmos e melodias. O resultado é uma “orquestra de roda” onde todos os músicos tocam e improvisam sobre o mesmo instrumento.
O grupo Barbatuques foi fundado em 1996, é dirigido pelo músico Fernando Barba e conta com treze percussionistas corporais. O grupo já lançou o cd “Corpo do Som” em 2002 e em 2005 lançou seu segundo cd intitulado “O seguinte é esse”, ambos pelo selo MCD.
O repertório dos shows é baseado em composições próprias, improvisações, interações com a platéia e adaptações de ritmos e cantos tanto brasileiros como de outras partes do mundo.
O show do grupo também envolve uma interação de linguagens cênicas e visuais, com projeções de imagens e movimentações coreográficas tendo como eixo central a música corporal.
Histórico resumido
O trabalho de percussão corporal do grupo Barbatuques foi iniciado pelo músico Fernando Barba através de seu interesse por tirar sons de seu corpo, hábito que foi batizado internamente com a palavra barbatuques.
Desde 1988 Fernando vem realizando esse trabalho, inicialmente apenas como uma brincadeira e mais adiante como pesquisa. Formado em Música Popular pela