Barbara
A "porta de entrada" da bactéria para os tecidos profundos da pele pode ser uma pequena lesão muitas vezes imperceptível. Na erisipela da perna é muito comum a porta de entrada ser uma "frieira" entre os dedos dos pés. Surtos repetidos de erisipela podem causar a elefantíase nostra, na qual o local apresenta aumento de volume devido a um edema duro e persistente, podendo a pele adquirir aspecto verrucoso.
Tratamento
O tratamento é feito com antibioticoterapia específica para a bactéria causadora. Deve ser tratada também a origem da infecção (porta de entrada da bactéria), para evitar o retorno da doença (erisipela de repetição) e a possibilidade do surgimento da elefantíase nostra, de difícil tratamento. O médico dermatologista é o profissional indicado para o correto diagnóstico e tratamento da erisipela.
Síndrome da pele escaldada por estafilococos
A síndrome da pele escaldada por estafilococos é uma infecção cutânea aguda e disseminada na qual a pele se solta como se o doente se tivesse queimado.
Certos tipos de estafilococos produzem uma substância tóxica que faz com que a camada superior da pele (a epiderme) se separe do resto da mesma. As infecções cutâneas causadas por Staphylococcus podem degenerar na síndrome do choque tóxico, uma doença potencialmente mortal. (Ver secção 17, capítulo 178)
A síndrome da pele escaldada por estafilococos afecta, habitualmente, lactentes, crianças e