BARALHO
Objetivo:
Permitir que o educando exercite e desenvolva o conhecimento relativo a tabela de multiplicação de forma dinâmica.
Regras:
Jogadores: grupos de 2 a 6 pessoas;
Responsável pelo início do jogo é a pessoa com mais idade.
Antes do início da atividade as cartas devem ser embaralhadas e postas na mesa
O responsável pelo jogo deve entregar 3 cartas para cada participante;
O primeiro a direita da pessoa que é responsável por iniciar o jogo lança a primeira carta, após o segundo, terceiro, até o último jogador.
Pega todas as cartas o jogador que tiver jogado a operação cujo resultado da equação for mais alto. Exemplo de jogo com 3 participantes: Jogador 1 joga 3 x 5= 5- Jogador 2 joga 6 x 7 =42 e jogador 3 lança 2 x 2 = 4, ganha a rodada o jogador 2 e leva todas as cartas si, devendo deixá-las de lado para contagem no final da partida.
Após a rodada faz-se nova compra de cartas (3 por participante, sendo compradas individualmente ou distribuídas pelo responsável pelo jogo, podendo ser distribuídas cartas de uma em uma ou as três de um só vez, a consenso do grupo), sendo que as rodadas continuam até o limite das cartas.
Acaba o jogo quando as cartas acabarem, sendo que na última rodada deve-se observar a quantidade igual de cartas para cada participante, podendo haver sobra de cartas na mesa, que devem ser descartadas (exemplo de jogo com 3 participantes: na última rodada sobram 5 cartas sobre a mesa, cada participante deverá pegar 1 carta, as 2 restantes são descartadas do jogo);
Ganha o jogo quem tiver mais cartas ao acabarem as cartas da mesa.
O ganhador é o responsável pelo próximo jogo (embaralhar e distribuir as cartas).
Cada jogador deve evitar que os adversários percebam quais as cartas que ele possui na mão.
Material:
O baralho pode ser desenvolvido em cartolina com fundo opaco (para evitar a visualização do conteúdo da carta) e plastificado para maior duração.
Quantidade de cartas do