Banner- TCC Educação Física
DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
Rafael Vieira Cruz 1095734
Keila Mara Mendes de Oliveira 1087570
João Paulo Alves de Souza Lima 1096849
Jp_hermano@hotmail.com
Licenciatura em Educação Física
Centro Universitário Claretiano
Introdução:
A prática de atividade física no Brasil e no mundo tem se tornado cada dia mais comum e prazerosa, sendo incentivada desde a infância, nas escolas esta prática tem atingido pontos além dos esperados.
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, podemos conceituar a educação física escolar como:
Disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida (CONFEF, 2002).
É necessário então um bom planejamento e a busca destes resultados para os alunos e a escola, de forma a unir e estabelecer critérios para atingir esses resultados em parceria com as famílias, mas é de suma importância que haja uma boa orientação e que o professor de educação física tenha sempre atividades que envolvam corpo e mente.
Os exercícios físicos são de extrema importância para uma boa saúde, e sabe-se que o bom aproveitamento escolar, depende diretamente não somente da adaptação do aluno às disciplinas inseridas na grade curricular das escolas, mas também do meio na qual estão expostas e as situações vividas. Assim sendo é de suma importância que o corpo esteja saudável e disposto a aprender, fato que pode ser conseguido através do uso das atividades físicas de forma correta, como afirma MARQUES (2012) em sua publicação a respeito dos benefícios da atividade física na vida do estudante:
“Diversos são os benefícios que a atividade física traz à vida cotidiana do estudante. Aspectos fisiológicos, cognitivos, psicoemocionais e sociais têm influência