banner PI FMU bioconcreto

3557 palavras 15 páginas
CAPA

NOMES

SUMARIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

Atualmente, o concreto é o material estrutural mais utilizado no planeta, onde o consumo anual supera a marca de 20 bilhões, dentre os materiais utilizados pelo homem, perde somente para a água. Essa vasta utilização deve-se às vantagens estruturais que o concreto oferece e também à sua fácil produção, uma vez que o custo dos materiais que o compõem e a mão-de-obra necessária é baixo, sua execução é rápida, ele apresenta alta durabilidade e gastos com manutenção baixos, porém a extração da matéria-prima e o grande desperdício ainda no período de concretagem vem tornando a produção de concreto um dos fatores mais nocivos ao meio ambiente.
Conclui-se então a necessidade da busca por inovações tecnológicas inerentes a produção do concreto, a produção e descarte de resíduos menos impactantes e mais responsáveis com o meio ambiente, ou seja, sustentáveis. Estas alternativas já começam a ser pesquisadas e algumas delas estão disponíveis no mercado. É delas que trataremos neste artigo.

Sustentabilidade das Estruturas de Concreto

Em 1987, a “Brundtland Commission” da ONU registrou a definição do termo “sustentabilidade”. Trata-se, em seu conceito atual, de algo que requer uma postura equilibrada e racional de conjunção de aspectos sociais, econômicos e ambientais no trato da produção de bens e infraestrutura para melhoria da qualidade de vida de nossas comunidades. Esse conceito surgiu da emergência do risco do aquecimento global desenfreado, que, segundo alguns autores, devia-se ao efeito nefasto dos

Relacionados