Banner Escolar Mod1
887 palavras
4 páginas
Intervenção no Estágio em Psicologia Escolar – Ultrapassando a Queixa aoEscolar: Uma Visão Crítica Social da Escola Pública Estadual GODOY, Adriano Tavares;
Orientadora: Profª. Me. Eliane Silva Gabas
Universidade Paulista - UNIP / Bauru – SP
Introdução:
Conforme o Projeto de Intervenção em Psicologia Escolar, definido para o estágio na área, foi realizado o diagnóstico e planejamento de intervenções junto às demandas de queixas escolar, a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Sendo assim, foi possível verificar o que já estava instituído na escola, através das oficinas realizadas com alunos e plantões com os professores e, posteriormente, oficinas com os professores. Método:
Participaram do projeto sete crianças de uma escola pública estadual de
Bauru, São Paulo, com idade variando entre cinco e sete anos e seus respectivos professores. Foi apresentada a proposta de trabalho e realizada uma triagem com os professores dos que alunos que apresentavam “dificuldades de aprendizagem”. Formou-se dois grupos, um com as crianças e outro com os professores.
As oficinas com os alunos foram compostas por materiais lúdicos, jogos eletrônicos e atividades ao ar livre e, realizadas num espaço cedido pela escola junto à biblioteca com brinquedos, livros e revistas, e algumas vezes em uma área de esportes; já nos plantões e oficinas com os professores foram utilizados vídeos e textos de apoio. Tais oficinas aconteceram em parte na sala dos professores e em parte na sala de apoio. Resultados:
O movimento causado pelas oficinas unido à quebra da cristalização das queixas em relação aos alunos encaminhados contribuíram para uma mudança de olhar dos professores em relação aos alunos e uma autocrítica dos próprios alunos. Os professores perceberam qual o caminho certo a trilhar, compreenderam a importância de suas atitudes dentro de sala de aula e a importância de buscar novos métodos e olhares; passaram a ouvir o que os alunos tinham a dizer, dar a eles o direito de expressão.