banho de recem nascido
Não há estudos sistemáticos em grande escala que abordaram comparativamente os cuidados com o banho do recém-nascido, sendo a maior parte dos dados decorrente de observação clínica ou de relatos isolados.14
O banho do recém-nascido deve ser feito de forma breve, evitando o uso de substâncias que removam a camada lipídica da pele e que alterem substancialmente o pH da superfície cutânea. Desta forma, está contraindicado o uso de sabonetes alcalinos. O uso de água estéril não modifica a flora cutânea e, portanto, é altamente recomendável.3 Sugere-se também que a temperatura da água seja semelhante à temperatura corpórea para não haver gradiente de temperatura. O banho de banheira é o mais indicado e seguro para bebês.
BANHO DE BALDE
Corpinho relaxado, tranquilidade para o bebê e inúmeros benefícios. São esses os principais motivos que fizeram com que o “banho de balde” ganhasse espaço no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. A técnica realizada pelas fisioterapeutas do HMISC traz resultados positivos e influencia na qualidade de vida e no desenvolvimento dos recém-nascidos, principalmente os prematuros.
“O banho de balde é uma técnica que necessariamente precisa ser feita por um fisioterapeuta. É como uma hidroterapia para os bebês. A água na temperatura adequada alivia a dor, reduz os espasmos, além de relaxar a musculatura. Se formos avaliar o ponto de vista fisiológico, é possível o reajuste do sistema circulatório e respiratório”, explica a fisioterapeuta Daniela Roman.
Segundo ela, o procedimento é utilizado especialmente nas crianças prematuras, mas há a possibilidade de ser feita em outros bebês que podem usufruir dos benefícios. “O banho dura em torno de dez minutos. É um período que eles ficam completamente relaxados. A técnica é utilizada em pacientes que estejam sem acesso venoso. Os bebês também não podem ter ventilação mecânica e precisam estar estável hemodinamicamente”, ressalta a