Baner
PARALISIA CEREBRAL (PC).
Graduandos: Santos, A.A.D., Leal, M.S., Pereira, R.S., Cozzolino, M.F.
Introdução:
A paralisia cerebral (PC)ou encefalopatia crônica da infância designa um grupo de patologia permanente do
Sistema Nervoso Central (SNC), é uma afecção não progressiva que acomete o indivíduo no período peri, pre e neonatal, foi descrita pela primeira vez em 1843 segundo
Little, e é ligada a diversas causa e característica, mas a principal é a rigidez muscular, que traz alterações do movimento, da postura, do equilíbrio e da coordenação motora em geral. (FIG. 1)
(FIG. 1)Paciente com PC e escoliose.
FONTE: www.google.com, www.blog.clikgratis.com.br
A Revisão Literária:
A Paralisia Cerebral (PC) é ainda classificada em
ESPÁSTICA, HEMIPLÉTICA, DIPLÉGICA E QUADRIPLEGICA.
A CLASSIFICAÇÃO PODE SER DE ACORDO COM O TIPO E A
LOCALIZAÇÃO DA ALTERAÇÃO MOTORA , com o grau de acometimento e nível de independência para atividades diárias (Gauzzi e Fonseca 2004).
Os pacientes portadores de paralisia cerebral também podem apresentar algumas alterações músculoesqueléticas levando a deformidade na coluna, sendo a mais comum à ESCOLIOSE levando ao comprometimento da função muscular com alteração do suporte para estabilidade da coluna vertebral.Existem vários tipos de escoliose; escoliose idiopática, a congênita , neuromuscular (devido a PARALISIA CEREBRAL- PC, distrofia muscular e etc). Dentre os vários métodos de tratamento para correção de escoliose em pacientes com
PC existem a utilização de Prótese de Titânio para correção, porém tem diversas agravantes pós cirúrgicos
(FIG. 2). Já a Equoterapia (método terapêutico que utiliza o cavalo)através da influência do movimento, é indicado para tais correções posturais para pacientes com PC que possuem escoliose, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. (Torres, 2002).
Dicurssão:
O Tratamento Fisioterapeutico tem como objetivo