Bandeira do Brasil
O professor Raimundo Teixeira Mendes foi o responsável por criar a bandeira do Brasil, contando com a ajuda de Miguel Lemos, também do Professor Manuel Pereira Reis e do pintor Décio Vilares.
.
As duas cores principais da bandeira do Brasil é o verde e o amarelo, foram o resultado das cores das duas famílias da casa Habsburgo e da casa Bragança unidas por casamento, pratica muito comum naquela época do Império.
Significado da Bandeira do Brasil.
A atual bandeira brasileira foi implantada no dia 19 de novembro de 1889 (edição com 21 estrelas), quatro dias depois do inicio da Republica, a bandeira foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, pelo Dr. Miguel Lemos e também pelo professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares. A atual bandeira brasileira foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptista Debret.
No 11 de Maio de 1992 a bandeira passou a ter 27 estrelas.
Vamos dividir a bandeira em cinco partes para comprender o Significado da Bandeira do Brasil:
1. Retângulo e losango: Conservando o desenho da bandeira do Império.
2. Esfera: A esfera celeste azul, representando o céu.
3. Faixa: Localiza-se no centro da bandeira e nela está escrito em verde: “Ordem e Progresso”
4. Legenda: “Ordem e Progresso”
5. 27 Estrelas: Representação de todos os estados brasileiros. VERDE: simboliza as matas e florestas brasileiras. AMARELO: simboliza o ouro e as riquezas do pais. AZUL: simboliza o céu. BRANCO: simboliza a paz.
O lema da Bandeira do Brasil:
A inscrição “Ordem e Progresso” escrito sempre em verde, é a forma abreviada de: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por