banda larga
Concepções e Fundamentos sobre Banda Larga
Avaré – SP
Maio de 2014
INTERNET EM REDES DE ALTA VELOCIDADE:
Concepções e Fundamentos sobre Banda Larga
Projeto de Pesquisa apresentada em cumprimento parcial às exigências da disciplina Tecnologia da Informação do Curso de Administração da UNIESP – Avaré – SP.
Orientador: Fernando
Definição:
Embora a noção de “banda larga” (broadband) seja hoje mundialmente utilizada e compreendida como um serviço robusto de acesso à Internet através de tecnologias avançadas, não há ainda uma definição universalmente aceita em sua totalidade. É bastante consensual que “banda larga” expresse um contraponto às tecnologias anteriores de conexão discada via linha telefônica (dial up), caracterizada pelo baixo fluxo no recebimento e envio de dados. Como explica o relatório da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital (Broadband Commission for Digital Development), órgão misto da Unesco e da União Internacional de Telecomunicações (UIT):
É possível definir “banda larga” de várias maneiras: como um mínimo de transmissão de envio e/ou recebimento de dados, por exemplo, ou de acordo com a tecnologia utilizada ou o tipo de serviço que pode ser ofertado. No entanto, os países diferem em suas definições de banda larga, e, com o avanço das tecnologias, as velocidades mínimas definidas são susceptíveis de aumentar no mesmo ritmo.
Banda, na verdade é um jargão utilizado em engenharia de telecomunicações. É uma expressão que identifica a faixa de frequência dos sinais de comunicação que um sistema é capaz de transmitir. É a “largura da banda” que define a velocidade de transmissão de dados, isto é, a velocidade com que eles correm o caminho entre o computador que envia a mensagem e o que a recebe. É um fator fundamental para a transmissão de grandes volumes de informações codificadas.
A