Bancos e entidades de fomento
Bancos
São instituições intermediarias entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, além de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Os bancos tem também por funções depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar modas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.
Entidades de Fomento
São instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Exercem uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. Essa entidades são conhecidas como Empresas de Factoring , que consiste na prestação de serviços de apoio às pequenas e medias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.
Inflação
É um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seus preços. A inflação pode ser dividida em:
➢ Inflação de Demanda - ocorre quando ha o excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Acontece quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para ser combatida é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
➢ Inflação de Custos - ocorre quando ha o