Bancos de dados móveis
2. Um Modelo de Computação Móvel 2
3. Banco de Dados Móveis x Distribuídos 3
4. Acesso a dados 4
5. Desconectividade e consistência 6
6. Transações 7
7. Recuperação de falhas 8
8. Segurança 9
9. Ferramentas 9
10. Conclusão 10
Banco de dados Móveis
1. Introdução
Tradicionalmente, os grandes bancos de dados comerciais têm sido armazenados em computadores centralizados. No caso de aplicações de bancos de dados distribuídos, geralmente, tem havido forte centralização da administração do banco de dados e da rede. Duas tendências tecnológicas têm sido combinadas para criar aplicações para as quais essa centralização de administração e controle centralizados não se aplica totalmente:
1. A utilização crescente de computadores pessoais e, mais importante, de notebooks e laptops.
2. O desenvolvimento da infra-estrutura de comunicação digital sem fio e de custo relativamente baixo, com base em redes locais sem fio, redes de pacotes de celulares digitais e outras tecnologias.
A computação móvel tem se provado útil em muitas aplicações. Muitos viajantes utilizam laptops para trabalhar com dados quando em transito. Os serviços de entrada usam computadores móveis para ajudar a manter o acompanhamento e o controle do serviço. Os serviços de emergência utilizam computadores móveis no local de desastres ou de emergências médicas para acesso a informações e para o fornecimento de dados referentes a situação. Novas aplicações para computadores móveis continuam a aparecer.
A computação sem fio cria uma nova situação em que as maquinas não possuem mais localizações fixas ou endereços de rede isso complica o processamento de consultas, já que dificulta a determinação de uma localização ótima na qual se materializa o resultados da consulta. Em alguns casos, a localizado do usuário é um parâmetro da consulta. Um exemplo disso seria o sistema de informações a viajantes que fornecem dados sobre hotéis, serviços de beira de estrada e demais serviços para