Bancos de Dados Multidimensionais
A finalidade de bases de dados multidimensionais é fornecer subsídio para realização de análises. Para tanto, sua arquitetura e até mesmo a terminologia empregada são distintas das utilizadas para bancos de dados transacionais. O fato de existirem diversas informações a serem cruzadas permite a realização de pesquisas tais como a ilustrada na Figura abaixo:
Modelo de Dados Multidimensional
Modelagem Multidimensional é uma coleção de processos de visões de um modelo de dados de uma reunião de medidas comuns (técnica de modelagem conceitual de negócios) ajudando na reestruturação dos dados contendo três elementos básicos que fazem parte do modelo Multidimensional: Fatos, dimensões e Medidas.
Fatos: É um conjunto itens de dados feitas por medidas,servindo assim para analisar todos os processos do dia-a-dia implantado com o nome de tabelas de fato (fact tables)representado por valores numéricos.Na prática ao modelar tabela de fatos deve-se levar em consideração três pontos :
1° - A chave primaria é composta por partes que representam cada uma delas uma dimensão;
2° - Na “tabela Dimensão” é representados e descritos cada elemento chave que corresponde a junção;
3° - A chave primária é representada como a dimensão tempo.
Dimensões: São os fatos que determinam o contexto de assuntos que será executado podendo conter membros hierárquicos. Exemplo:A dimensão pode ser dividida pelos seguintes membros:ano,trimestre e mês e a outra dimensão que é localização dividida por : cidade, estado e país.na prática deve haver uma “tabela dimensão” para cada dimensão do modelo obtendo:
1° - Uma chave artificial ou genérica;
2° - Uma coluna de descrição genérica para a dimensão;
3° - Colunas que permitam efetuar filtros;
4° - Um indicado NÍVEL que indica o nível da hierarquia e que se refere a linha da tabela.
Medidas: São atributos numéricos que utilizam a representação de um fato, desempenho de um indicador de